Eram o começo dos anos 90 e um novo tipo de jogo de tabuleiro embarcava no Brasil.....os famosos RPGs ou Role Play Games; jogos onde os própios jogadores interpretavem diversos tipos de personagens em aventuras épicas guiadas por um mestre ou comandante da aventura. Um grupo de 3 a 5 jogadores eram o suficiente para passarem horas reunidas ao redor de uma mesa, rolando dados, combatendo monstros, se aventurando em pantânos, castelos, vilarejos e cavernas em busca de tesouros e artefatos lendários.
A ferramenta principal aqui era a imaginação....a mente os levava a mundos distantes de fantasia, como a leitura de um bom livro, com uma fundamental diferença; os jogadores participavam ativamente da história, ou melhor, a história era desenvolvida com a participação deles. O mestre do jogo era responsável por controlar isso tudo, fazer valer as regras de combate e habilidades, controlar os monstros e NPCs, descrever o ambiente e todos os resultados de ação dos jogadores.........era fundamental para proporcionar toda a imersão e prosseguimento da história, é o narrador de uma grande peça de teatro.
Mas como tudo isso começou no Brasil ? Quais os primeiros jogos que chegaram por aqui e fizeram enorme sucesso, sendo os precursores desse genero magnífico de diversão...........vamos a eles
1. HERO QUEST - "O ABC DO RPG PARA QUEM TEM Q.I"
Um dos primeiros jogos lançados no mercado brasileiro pela saudosa Estrela, é o mais simples de todos e mais fácil de aprender, tendo regras bem simplificadas se comparados com os outros sistemas. A caixa vinha repleta de conteudo, contendo cartas dos hérois pré definidas, baralho de tesouros, magias, itens, monstros em miniaturas de papelão, livro de regras e de aventuras, um tabuleiro bem grande e seu grande diferencial; várias peças de mobilia muito bem detalhadas para serem usadas nas salas das dungeons onde o mestre ia montando todo o cenário da aventura. Por ser um jogo para os iniciantes de RPG, era um jogo bem visual, facilitando a imaginação e a visualização de toda a aventura.
2. DRAGON QUEST - "UM D&D SIMPLIFICADO"
Outro excelente jogo para começar a jogar RPG, este um pouco mais elaborado que o Hero Quest citado anteriormente, a caixa também era bem completa, com várias cartas de equipamentos, monstros, um livro de regras e outro de aventura, ficha de personagens, um tabuleiro bem grande e várias miniaturas de papelão com monstros bem mais variados do que o anterior. O sistema de jogo era uma versão simplificada da primeira edição de Dungeons e Dragons, mas ja permitia construir um personagem básico e também elaborar suas próprias aventuras. Destaque para os livros e toda a arte das cartas, com qualidade impecável e ilustrações magnificas do universo de D&D.
3. DUNGEONS & DRAGONS - "O RPG MAIS JOGADO DO PLANETA"
Aqui temos o maior de todos, o jogo que praticamente desenvolveu todo RPG de fantasia medieval. A caixa continha o livro de regras (este bem mais complexo que os anteriores), ficha de personagens, algumas miniaturas de papelão de monstros, um tabuleiro e uma pasta com fichas contendo informações de monstros, personagens, itens, e outros apendices utilizados nas aventuras. O jogo já utilizava os famosos dados de vários lados e as mecanicas de combate, de criação de personagens, de desenvolvimento de mundos e masmorras diversas ja eram bem mais complexas, exigindo do mestre um certo estudo das regras com mais afinco.
GURPS - "UM DOS MAIS COMPLEXOS RPGS JÁ CRIADOS"
Aqui temos algo bem completo e complexo no mundo de jogos de RPGs. O jogo em si, módulo básico, é um livro de regras bem completo que permitia o mestre criar vários tipos de mundos, e não só fantasia medieval. Aqui não temos tabuleiro, miniaturas, apenas uma ficha de personagem com vários atributos e a imaginação dos jogadores. Vários suplementos foram lançados para esse sistema, muitos deles fizeram em enorme sucesso como Gurps Fantasia, Gurps Magia e o magistral Gurps Cyberpunk (um universo inédito e muito bem explorado de alta tecnologia decadente).Outro RPG bem complexo e focado no mundo de terror. Um focado nos vampiros e outro nos lobisomens..........fez enorme sucesso no Brasil, onde existiam verdadeiros clãs que se encontravam não só para jogar mas para vivenciar o personagem no mundo real (não era raro encontrar pessoas de sobretudo preto e correntes de prata perambulando pela cidade de madrugada). Aqui, tabuleiro não existe e esses tipos de jogos se assemelhavam mais a uma peça de teatro no desenvolvimento da história e interpretação dos personagens, com direito a vestimentas reais, sangue falso e verdadeiras intrigas entre os clãs..............tempos bons que ficaram para trás.
E VOCÊS LEITORES, CHEGARAM A JOGAR ALGUM DELES ? COMENTEM !!!!!!!!!!!
Já joguei o RPG super trunfo
ResponderExcluiré parecido com o jogo de tabuleiro clássico ?
ResponderExcluirSão mais parecidos com um jogo de interpretação, um teatro onde cada um desempenha o papel do seu personagem
ResponderExcluir