Bitcoin é um bom investimento ? A questão da energia limpa e da mineração da criptomoeda

Não é de hoje que o Bitcoin (BTC) já se tornou uma realidade na economia mundial, sendo utilizado no mundo todo em várias transações comerciais na internet (principalmente na Deepweb). Por ser uma moeda não rastreável, é a preferida para realizar várias compras e investimentos sem ter que dar a satisfação para banco ou governo nenhum, oque  trás prós e contras. Como não está atrelada a nenhum governo ou banco, é muito difícil precificá-la, dar a moeda um valor justo, e isto vem sendo feito através dos anos pelos seus investidores e através de muita especulação.

O Bitcoin (BTC) foi projetado em torno do princípio de uma oferta finita, isso significa que há um limite máximo fixo de quantos Bitcoin podem existir. No caso do Bitcoin, o limite superior foi estabelecido por seu criador, Satoshi Nakamoto (que ninguém sabe realmente quem é e nunca foi visto pessoalmente), em exatamente 21 milhões e  existem atualmente 19 milhões de Bitcoins em circulação no mercado. Isso significa que existem atualmente apenas 2 milhões de moedas disponíveis para serem mineradas na rede, fato que demonstra, cada vez mais, a crescente dificuldade de obtê-la através da mineração online.


Há alguns anos atrás era possível minerar Bitcoin apenas utilizando um computador pessoal, devido a maior quantidade de moedas disponíveis; porém, atualmente, é necessário no mínimo um computador com alto grau de processamento e uma placa de vídeo de ponta, além do elevado consumo de energia elétrica para proporcionar a viabilidade da mineração. Existem, em vários países, como a China e alguns Europeus (principalmente do leste Europeu) que utilizam verdadeiras empresas compostas de prédios lotados de computadores em série visando apenas essa mineração de moedas Cripto. 

O Bitcoin é, atualmente, ainda segundo a Universidade de Cambridge, responsável por 0,54% do consumo de energia no mundo. E, de fato, parte de toda essa energia consumida pela rede vem de fontes não-renováveis, portanto o Bitcoin causa, sim, algum impacto ambiental. Saber se o saldo é positivo, entretanto, não depende desse tipo de número, mas de avaliar se os benefícios compensam esse impacto. Esse é um fator que vem derrubando o valor das moedas Cripto, porém é um fator natural que demonstra a escassez maior da moeda a cada ano que passa............e isso é ruim ?


Estudos apontam que daqui a dez anos a mineração de Bitcoin tornar-se-á inviável, e será como ouro diamante e petróleo (recursos finitos que um dia cessarão); ou seja, quem possuir tal moeda, terá o verdadeiro ouro digital em mãos, uma vez que todas as Bitcoins estarão nas mãos de quem foi esperto de compra-las. Tais moedas serão apenas circuladas por meio de negócios (como é feito com ouro em escala aproximada).

Oque acontece no mercado quando um produto é escasso e tem muita demanda ? Pois é, o preço vai lá nas alturas. O valor do Bitcoin atualmente encontra-se ao redor de 190 mil reais, após uma grande queda devido a especulação provocada principalmente por Elon Musk. (o engraçado é que o próprio Musk não vendeu as Cripto dele, ao contrário, continua comprando, agora em maior quantidade, com a queda do preço...................o mundo é dos espertos).


O Bitcoin foi o investimento que mais se valorizou no mundo em 2020, saltando de US$ 7.300 para US$ 29.433, uma alta de 303% no ano. É um investimento de risco, mas quanto maior o risco, maior o retorno, e pessoalmente, eu acredito em um retorno enorme daqui a alguns anos !!!! 

COMENTEM

Comentários

Postar um comentário