Há vários indícios apontando para uma nova e eminente inversão dos polos magnéticos da Terra. Caso um cenário como esse se confirmasse nos dias atuais, analistas são quase unanimes em afirmar que os sistemas eletrônicos (desde satélites e centrais elétricas, até celulares e marca-passos) poderiam ser facilmente inutilizados por ondas de partículas solares, jogando nosso planeta, na melhor das hipóteses, em uma nova Era Medieval.
Em artigo publicado no dia 19/02, na renomada revista Science, 33 pesquisadores que integram o estudo afirmam que um evento conhecido como "Laschamp Excursion" (ou "Evento de Laschamp"), ocorrido há cerca de 42 mil anos atrás, no qual houve uma longa inversão do campo magnético da Terra - espécie de escudo eletromagnético que protege a superfície da Terra contra os impactos de partículas carregadas provenientes da atividade solar -, pode ter causado enormes modificações nas condições ambientais do nosso planeta. Nesse evento, a força do campo magnético é reduzida drasticamente, e as "nuvens" de partículas solares conseguem penetrar a atmosfera da Terra, atingindo sua superfície e tudo que ali se encontra, bem como às partes internas do solo (já que se tratam de partículas atômicas).
Há indícios, inclusive, para sustentar a tese de que tal evento possa ter obrigado os neandertais (ancestrais primitivos do homem), a se abrigarem de modo mais constante dentro de cavernas, o que poderia explicar a grande quantidade de pinturas rupestres datadas dessa época em várias partes do mundo. Os pesquisadores chegam, inclusive, a afirmarem que tais eventos podem ter gerado um ambiente tão adversos para a manutenção da vida na Terra, que podem ser os motivadores da extinção desses nossos ancestrais longínquos.
COMENTEM !!!!!!
Comentários
Postar um comentário