Caros leitores, pesquisando sobre o assunto, me deparei com um estudo muito interessante no campo da para-psicologia, que procura estudar de modo cientifico a telepatia.
A pesquisa científica de maior credibilidade sobre paranormalidade é um estudo de telepatia chamado ganzfeld, uma palavra alemã que significa "campo total". O Ganzfeld é um método inventado por psicólogos para padronizar os estímulos audiovisuais de uma pessoa. Os parapsicólogos adotaram-no por acreditar que a percepção extra-sensorial fica normalmente embotada pelos estímulos do cotidiano. Com os estímulos audiovisuais padronizados, a pessoa ficaria mais atenta à sua percepção extra-sensorial.
No Ganzfeld, a pessoa fica deitada em uma cadeira reclinável confortável, com fones de ouvido. Sobre cada olho, meia bola de pingue-pongue. Os fones tocam chiado, considerado um som neutro. E sobre as bolinhas de pingue-pongue é emitida uma luz vermelha, de forma que, se a pessoa abre os olhos, ela só vê uma luz difusa vermelha. Para garantir que a pessoa não pode se comunicar por telefone ou rádio com o exterior, as salas de Ganzfeld são à prova de som e blindadas contra ondas eletromagnéticas.
O teste funciona assim: um computador seleciona aleatoriamente um jogo de quatro imagens de um banco de dados contendo dezenas delas. Dessas quatro imagens, a máquina escolhe uma. Essa imagem é que será transmitida telepaticamente. O teste envolve duas pessoas: o emissor, que fica em uma sala, em frente a um computador, e o receptor, que fica em outra sala, em estado de Ganzfeld. Durante a sessão, o "receptor" descreve em voz alta todas as imagens que sua imaginação produz. Sua descrição é transmitida para o emissor, como estímulo para que ele se concentre na tarefa. Ao final da sessão, que dura 30 minutos, um computador exibe as quatro imagens selecionadas para o receptor. Sua tarefa é dizer qual das imagens mais se assemelha com o que ele imaginou. Se ele indicar a imagem certa, um acerto direto é computado. Todos os testes são gravados, para o caso de alguém querer conferir.
Em 1994, o parapsicólogo Charles Honorton, hoje falecido, e Daryl Bem, psicólogo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, fizeram uma meta-análise combinando vários estudos de Ganzfeld realizados entre 1983 e 1989. O resultado, publicado em um prestigiado jornal de psicologia, chamou a atenção pela consistência dos números: de 355 sessões em que uma pessoa tentou acertar a imagem certa, em 122 a resposta foi correta, uma taxa de 34,4% de acerto. A princípio, isso parece pouco, mas a chance de isso ocorrer por acaso é de uma em 20 mil vezes. Para muita gente, isso equivalia a uma prova da existência do fenômeno psi. Como a metodologia descrita por eles era rigorosa, lapidada em anos de debates com céticos, parecia que, finalmente, havia sido descoberta uma receita para repetir o fenômeno psi.
Ray Hyman, o cético da Universidade de Oregon, disse que os resultados eram "intrigantes" e que, se os resultados pudessem ser repetidos em outros laboratórios, a parapsicologia teria feito seu début na ciência. Entre 1994 e 1997, outros seis laboratórios fizeram testes de Ganzfeld. Todos eles tiveram resultados acima da chance, mas em quatro deles a margem de erro incluía a possibilidade de acaso.
Só que a vitória durou pouco. Como já foi dito, a ciência é um jogo que nunca acaba e, em 1996, dois pesquisadores publicaram uma nova meta-análise, incluindo 30 estudos de Ganzfeld que não haviam sido incluídos na revisão anterior. Com esses estudos, a taxa de acerto voltava ao que era esperado por acaso. Bem e Honorton responderam sustentando sua metodologia, mas a polêmica se estendeu em réplicas e tréplicas de cunho técnico, e a prova inequívoca que a parapsicologia buscava se perdeu no caminho. Novos estudos foram feitos e o placar atual, segundo Robert Morris, é de um efeito significativo de 30%. "É fraco, mas é consistente", diz ele. E tem 95% de confiança."
COMENTEM !!!! VCS JÁ PRESENCIARAM ALGUMA EXPERIENCIA TELEPÁTICA ?
a telepatia surge a partir da intensiva meditacao,mas ela é perigosa se tivermos em grupos formados,pois todo ocarma e defeitos seram pelo grupo reconhecidos,é muito difícil conseguir algo concreto,pois somos ainda muito emocionais.
ResponderExcluirSer emocional são é o problema, o problema é concentrar-se em um único objetivo e doutrinar a mente para foca-la sem distrações.
ResponderExcluiracho que é algo relacionado aos sentimentos/amor que sentimos. sei de 2casos. o primeiro:
ResponderExcluiraconteceu comigo e minha namorada. estavamos "loucos".. :P tinhamos tomado um lsd. e de repente nos ouvimos ao mesmo tempo sem nada dizer um ao outro.. foi muito interessante e intenso. e tb unico. estou com ela ha 1 ano e nao presenciei isso novamente ainda. acredito que foi o amor. estavamos em um estado de loucura tao grande que pedimos ajuda um ao outro pela mente. talvez mantricamente (se posso assim falar) e um momento nos olhamos com expreçoes de confirmaçao desse "chamado". depois conversamos sobre o que sentimos e ficamos pasmos. talvez por isso nao tenhamos consiguido faze-lo novamente. ou pq nao tomamos um lsd tao bom quanto aquele. ou quem sabe onde estavamos...
segundo caso:
um amigo meu, aos 11 anos de idade, um certo dia estava só em casa e de repente ele sentiu medo por isso e chamou pelo pai intensamente pela mente. passou uns 15 minutos o pai dele que estava dando aula acabou mais cedo liberando os alunos e foi pra casa perguntando o que tinha acontecido afirmando que tinha ouvido o chamado do filho.
fica ai, cre quem quer. novamente lembro sobre o amor envolvido pois é visivel nos relatos. ou pode ser o medo. ou vontade de ajudar. nao sei ainda. acho que o lsd nao é o responsavel, mas pode desenvolver esse canal te dando pelo menos a conciencia de que vc pode fazer isso. normalmente quando tomva outros sentia uma comunicaçao alem do comum, e ainda mais intensa com quem tb tivesse tomado junto comigo.
espero que tenha ajudado. se nao consegui isso deixo esse site ai que encontrei enquanto fazia uma pesquisa e tb encontrei esse em que estamos aqui conversando. é um site com muitas informaçoes talvez alguma chame atençao: http://www.ippb.org.br/
abraço a todos que leram e obrigado pela oportunidade de falar ;)