Terraformação é a denominação dada ao processo, até agora teórico, de modificar um planeta, um satélite natural ou outro corpo celeste para que este tenha melhores condições de ser habitado por humanos ou outros animais. Um planeta pode ser considerado terraformado com sucesso quando a atmosfera e a temperatura nele verificadas sejam semelhantes a atmosfera e a temperatura do planeta Terra.
Confiram como ficaria a nossa Lua, após o processo de Terraformação:
A NASA estuda essas possibilidade de criar uma biosfera planetária que imite a Terra em um outro planeta, porém ainda precisará ser muito estudada, já que não se conhece os efeitos das mudanças atmosféricas e de temperatura na geologia, na geodinâmica e na morfologia de um planeta.
Marte é o candidato mais provável para as primeiras experiências em terraformação. A NASA estuda maneiras de aquecer o planeta e de alterar a sua atmosfera, preocupando-se em debater o impacto que a colonização de outros planetas teria sobre a economia e a política dos países participantes de tal tipo de projeto.
MÉTODOS ESTUDADOS PELA NESA PARA A TERRAFORMAÇÃO DE MARTE
A amônia é um gás que promove o efeito estufa e poderia ser usado para aquecer a atmosfera de planetas frios, entretanto não existe na Terra quantidade suficiente deste gás para aquecer um planeta do tamanho de Marte, por exemplo. Uma fonte provável de amônia são os asteróides da Nuvem de Oort, que se encontram no exterior do Sistema Solar.
Se estes asteróides fossem arremessados contra Marte a amônia neles presente já estaria sendo emitida para a atmosfera do planeta a partir do momento em que os asteróides começassem a se desintegrar (ainda durante a queda), entretanto o impacto de uma rocha espacial contra a superfície de Marte pode causar muita destruição e atrapalhar o processo de terraformação.
Para driblar este problema existem duas alternativas: frear a queda do asteróide ou arremessar asteróides menores e muito mais numerosos ao planeta. Dependendo do nível de dióxido de carbono e de hidrogênio na atmosfera pode ser possível produzir calor, água e grafite através da reação de Bosch. Alternativamente a isto, reagir o hidrogênio com a atmosfera de dióxido de carbono através da reação de Sabatier renderia metano e água.
O metano poderia ser exalado na atmosfera contribuindo para o efeito estufa. Com água e calor o ambiente já estaria apropriado para a instalação de colônias seguras e economicamente viáveis. Entretanto, a terraformação não estará completa enquanto a atmosfera não contiver quantidades de nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, vapor d'água e hidrogênio semelhantes a da Terra. Para que tal equilíbrio seja alcançado será necessário exalar estes gases diretamente na atmosfera do planeta, algo que só seria possível com a instalação de grandes complexos de processamento de gás ou com a criação de colônias de algas transgênicas capazes de exalar estes
gases.
Acompanhem abaixo como marte ficaria após o processo de Terraformação em suas diversar etapas de desenvolvimento durante o processo:
Bem legal né, é uma boa saída para a humanidade quando o nosso planeta estiver esgotado e com problemas de ecossistema.
GOSTARAM DO ARTIGO ? COMETEM !!! SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE
bom meu nome é ayrton, eu gostei da ideia
ResponderExcluiracho importante comessarmos a investir em
um projeto desse porte pois não sabemos ate
quando a terra podera ser abitada
É legal o conceito mesmo, ja foi mostrado em um filme do Jornada nas estrelas (projeto genese se não me engano).
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Abraço
maiss contudo isso, agent nun vai acabar vivendo muito acima do limite ?
ResponderExcluirja pensou alguem da terra arrumar emprego em marte? eu add o msn de uma mina marciana? uahauha sonha vei!!
ResponderExcluirmsn????
Excluireu gostei da ideia seria otimo habitarmos marte e seria uma experiencia nova e diferente também e se caso acotecesse de não podermos mais habitar a terra por poluição de mais esse processo poderia salvar a vida de todos nos habitantes da terra
ResponderExcluirmeu nome é vinicius de oliveira okuyama e tenho 11 anos
Acredito que o futuro reserva muitas possibilidades para os habitantes da terra, e fatalmente a colonização e exploração de recursos de outros planetas acabará acontecendo mesmo.
ResponderExcluirValeu Vinicius, obrigado pelo comentario
respondendo ao ayrton, a terra poderá ser habitada ate o sol acabar, isso tem uma "data", daqui a milhares de milhoes de anos.
ResponderExcluireu tambem acho bem este projecto, porem tem um senao, a nasa esta a preocupar-se com as consequencias que afectariam a politica e a economia. com isto podemos ver que o principal objectivo deste projecto nao e salvar a Humanidade mas sim arranjar outras formas de lucrar. eu acredito se este projecto for executado, nao serao todas as pessoas a ir para marte, mas sim as mais poderosas e influentes no mundo. sendo estas, as que estao a destruir com o nosso planeta Terra, com os seus negocios sujos mas lucrativos.
ResponderExcluirgostei muito deste artigo,e ajudou me bastante num trabalho escolar, continua assim . PORTUGAL
Perfeito!
ResponderExcluirAgora só precisariamos construir a nave-guincho, dar um pulinho ali fora do sistema solar, colocar os asteróides na caçamba, voltar, instalar os paraquedas nos asteróides, lançá-los pra marte e é só aguardar...
vão carregar os asteroides, ígual agente aki na terra carregando cascalho, ...
Excluirquanta bobagem, e mais fassil cuidar do ja temos, o homen pouco influincia o clima no planeta,oesquema e recilar, sempre vai ter pra todos,bem se deixar de esistitir tanto egoismo seria melhor, alen de tudo mal cosseguimos viajar pra lua, seria preciso 500anos ou mais pra começar
Excluir''FASSIL'' é foda.. ahuahuahu
ExcluirFonte?
ResponderExcluirFonte de agua
Excluirsou um cientista e ja vi que tem agua em marte e daqui 20 anos terra nao tera vida e marte sim tera
ResponderExcluireu sou uma cientista e falo q marte sim e provavel ter vida daqui 20 anos mas terra continuara a etr vida como agora e sera normal e a milhoes de cientista fisseram a discuberta que daqui 20 anos o mundo nao vai acabar e tera uma ameassa que 2016 o mundo vai acabar pq e provado que termina em fogo mas nao e nessesario o abofo pq nao foi comprovado entao se daqui 20 anos avera vida en marte sim tera pessoas vivas aqui mas entao as horas sera noite as 17 ;00 nao e PODE acontecer do mundo nao acabar em 2016 mas a ciencia permiti de ver que tera algum dia vida em marte
ResponderExcluirCara.. Vai pra escola aprender a escrever e depois vem falar asneira na internet.. Inclusão digital de merda..
ExcluirPara o cientista ai em cima, vc precisa urgentemente fazer um curso de portugues pois o senhor é praticamente um analfabeto. Não entendi quase nada do que escreveu, então vá estudar e volte para o primário.
ResponderExcluirTenho algum conhecimento cientifico, mas não quero parecer presunçoso como alguns colegas. Entretanto, há algumas coisas que não ficam claro no texto. Por exemplo, como farão para estabilizar a atmosfera? Já ouvi que o vento solar arrasta a atmosfera de planetas que não possuem campo magnético (como é o caso de Vênus e Marte). Além disso, a radiação ionizante é letal para seres vivos e é capaz de provocar alterações nos gases atmosféricos. Também tem a questão da gravidade lá ser bem menor. Uma pessoa de 60 kg na Terra pesa aproximadamente 22 kg em Marte. Como lidar com a atrofia muscular (as pessoas terão de viver lá, diferente dos astronautas). Obviamente eles estão pesando nestes problemas, mas são coisas de difícil solução. Acho que o verdadeiro interesse é apenas na exploração mineral, coisa que pode ser feita por robôs.
ResponderExcluirSeria melhor bolar uma maneira de reverter o processo de desertificação do Saara, Gobi, Arizona e etc. Aliás, ainda não somos capazes de manipular a atmosfera terrestre, então o que dizer de outros planetas?
Está escrito. No futuro maquinas enormes estarão revolvendo o solo marciano, asteroides e luas, atrás de ferro e outros minérios. Também haverá exploração de hidrocarbonetos nas luas de Saturno e Júpiter. Não haverá mais governos como conhecemos hoje. O mundo será administrado por grandes corporações. Que fomentam a exploração do sistema solar. Veremos uma explosão ainda maior da tecnologia. A maioria das pessoas trabalharam em empresas, enfurnadas em pequenas cabines, manipulando maquinas espalhadas pelo sistema solar. Os alimentos poderão ser produzidos no espaço, em grandes estufas, mas não serão de graça. A Terra continuará sendo nosso residencia oficial, mas estaremos empilhados uns sobre os outros. A camada mais rica da população, viverá no topo (semelhante a representada na pirâmide social Egípcia). Haverá muita corrupção e violência. A tensão social será enorme, mas haverá repressão na mesma medida... O futuro é sombrio hahaha!!!
Que coisa... Achei legal o que escrevi, mas passei do futuro para o pretérito sem perceber no final do texto hahaha!
ExcluirO homem é muito egoísta... " Vamos acabar com o planeta Terra e daqui um anos vamos acabar com Marte! " Porque não cuidar do mais fácil, por que não se conscientizar? É óbvio que eu, que moro em uma das cidades mais pobres de São Paulo e não irei para Marte, porque não tenho dinheiro! É ótima a ideia? Claro que é, mas seria bom se todos cuidassem do que já é garantido, que é a Terra!
ResponderExcluirse plantarem uma planta em marte a planta to com a cria uma atmosfera, oxigenio co2,o2,nitrogenio e etc que é habitavel para os humanos. se a terra ficar em perigo marte é uma boa soluçao para na morremos juntos com a terra
ResponderExcluirA ciência é maravilhosa, é sempre bom ter um plano B. Depois de terraformado, Marte começaria a ser povoado, já até sei como seria o processo. Tudo se iniciaria com as viagens turísticas, depois se iniciaria a venda de lotes em Marte (porque é claro que alguém se intitularia dono das terras e as colocaria a venda) E em seguida as primeiras colônias.
ResponderExcluirLogo e em breve abitaremos marte, é só da tempo ao tempo o primeiros passos já foram dados, agora é seguir com os projetos e mais investimento para que isso ocorra o mais rápido possível. André Nascimento
ResponderExcluirLogo e em breve abitaremos marte, é só da tempo ao tempo o primeiros passos já foram dados, agora é seguir com os projetos e mais investimento para que isso ocorra o mais rápido possível.
ResponderExcluirSeria bem legal e inteligente se cuidássemos melhor e preservássemos o planeta Terra ao invés de buscar esperança em projeto utópico.
ResponderExcluir