Serviços de Inteligência confirmam: nossos celulares nos espionam o tempo todo


Aquela conspiração antiga segundo a qual os celulares estariam escutando as conversas dos usuários para criar publicidades direcionadas pode ter sido confirmada agora. O site 404 Media, dedicado aos tópicos de tecnologia e internet, divulgou esta semana uma matéria afirmando que receberam documentos que teriam confirmado que a empresa de marketing digital Cox Media Group (CMG) estaria usando um sistema de inteligência artificial – associado a um software de “escuta ativa” chamado Active Listening – para acessar dados de áudio dos usuários por meio do microfone dos aparelhos.

O objetivo seria desenvolver anúncios mais precisos dentro do perfil de cada um. O documento ao qual o site teve acesso era parte de uma apresentação que eles fariam para clientes que buscavam seus serviços de marketing. A estratégia seria associar as informações de áudio capturadas pelos celulares com conteúdos comportamentais para montar um perfil mais refinado de cada consumidor.


Um considerável número de pessoas (eu inclusive) já tiveram a experiência de falar algo próximo ao telefone e receber, logo em seguida, uma sugestão de conteúdo No conteúdo da apresentação, a empresa CMG apontou Amazon, Meta e Google como clientes, mas não explicou exatamente como eles coletam esses dados de voz e não confirmou se realmente forneciam esses serviços para as grandes plataformas tecnológicas. A CMG oferecia ao cliente a possibilidade de selecionar potenciais clientes num raio de 16km (pelo valor de US$ 100), ou de até 32 km, pela quantia de US$ 200.

Respondendo ao site 404, o Google afirmou que excluiu a empresa CMG de seu rol de parceiros. A Meta disse que não usava esses produtos em suas publicidades e a Amazon declarou que nunca trabalhou com a CMG nesse programa.

Apesar das negativas das gigantes da tecnologia, um considerável número de pessoas (eu inclusive) já tiveram a experiência de falar algo próximo ao telefone e receber, logo em seguida, uma sugestão de conteúdo relacionado à conversa realizada. Você já teve essa experiência? Me conte nos comentários.


Existem vários aplicativos que possibilitam gravar voz e conversas mesmo se o usuário não tem conhecimento disso. Acho que é algo que todo mundo tem que saber. Porém, isso não é pra todos os usuários, isso é mais pra fins de "espionagem", isso é pra uma parcela pequena de usuários que estão sendo investigados por motivos de segurança nacional. Juridicamente isso é ilegal, obviamente mas quando estamos falando de segurança nacional, isso é "passado pano" e entra naquela situação: "não é ilegal se não forem pegos". Então como isso funciona realmente é muito obscuro.

Sobre a questão de fins de marketing e ads, é uma parada um pouco diferente. Há de fato a situação de falar uma palavra, ex: Viagens. E isso aparecer no feed do Instagram e horas depois em alguns adds no Google e YouTube. Isso realmente existe e, não, vocês não estão malucos.

O que está acontecendo é que "eles estão meio que escutando" mas não estão realmente salvando toda as suas conversas nos servidores deles, na verdade nenhuma conversa sua vai pra servidor. Eles tem uma "ação de evento por voz".


Sabe quando a gente fala "hey siri" ou "Alexa" e elas começam a reagir? Essa "ação de evento por voz" é bem semelhante, mas de vez ser um "hey..." é através de um conjunto de palavras definidas pelo próprio app. Quando você fala: relogio, viagens, cortar cabelo, etc.. O app identifica que essas palavras foram faladas, manda uma informação pro servidores do tipo "olha só, servidor, esse usuário falou x palavras, comece a disponibilizar alguns anúncios do gênero" e daí, baseado em outras informações sua como localização, idade, situação financeira (sim..), eles mostram um anuncio mais compatível ao seu perfil.

Toda essa etapa de identificação de palavras chaves pode ser feita mesmo não tendo conexão de Internet, no momento que você tem Internet, eles mandam essas informações pros servidores. Hoje em dia, smartphones estão mais poderosos pra fazer tais processamentos.

Como eles não estão salvando nenhum áudio seu nos servidores, e que você aceitou o app usar o microfone. Isso juridicamente é legal (até esse momento).

Nós somos os ratos de laboratório dessas big techs, eles lucram assim, analisando e vendendo nossas informações, padrão de comportamento, conteúdo que consumimos.


Quando o aplicativo é de graça o produto é você..........COMENTEM !!!!

Comentários